Twitter






domingo, 22 de janeiro de 2012

Vitimização x Problema real

A palavra de DEUS no livro de Provérbios 03:30 diz assim:
Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.

O ser-humano tem uma tendência a se vitimizar quando não é atendido numa necessidade física ou na alma. Mas na realidade o que acontece, é que somos codicionados a inventar desculpas para justificar os nossos erros. Quando se tem uma dor na alma por exemplo e alguém com quem você pode contar, conversa contigo, é verdade que o coração se acalenta e se esperança para um dia melhor. 

Mas será que entre seus amigos ou na sua família você tem alguém com quem pode realmente contar?

Eu concordo que a vitimização é uma bigorna instalada na sua mente com o motor da ação totalmente inerte. Mas e quando há a real necessidade, a quem você pode dar as mãos?

Estamos numa geração de "super-heróis" que não tem dor, nem frustração, altamente egóica onde se pode conseguir tudo que quer, quando quer e onde quer , basta querer. 

Ou seja é so agir que as coisas acontecem a seu favor.. será mesmo?

As idiossincrasias são particulares.Cada um age da melhor forma que aprendeu a agir e se não foi do jeito que você esperava não foi por mal, não há causa para contender.

O que dói em você pode não doer em mim, mas isso não me dar o direito de achar que sou melhor ou mais hábil que você,pelo contrário, se é mais fácil para mim , eu te ajudo a sair de uma situação complicada por que eu me importo com o outro.As vezes uma simples palavra tranquiliza o dia de alguém ou estraga totalmente.

O segredo é perceber as pessoas e falar com elas de uma maneira que a toque e tranquilize-a ou alegre-a. Não existe uma forma certa. Você pode dar até uma bronca, mas faça isso com zê-lo. Afinal de contas o ser-humano tem que ser tratado com humanidade.

Um comentário:

Rose disse...

Excelente olhar sobre o tema!
Infelizmente as pessoas preferem falar do que ouvir.
Ouvir e acalmar um coração em angústia são para poucos.
Não sabe o que dizer? Fique em silêncio, mas ali do lado!
Mostre que se importa oferecendo sua presença, isso é mais do que suficiente.